Nas mãos do Senhor a nossa vida

Partilhar no Chuza!Partilhar no DoMelhorPartilhar no La TafaneraPartilhar no ZabalduPartilhar no AupatuPartilhar no MenéamePartilhar no TuentiPartilhar no Buzz it!Partilhar no Digg it!Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no Cabozo

Nós fomos criados  na Holanda, na esfera religiosa da igreja reformada. Hilde nasceu no norte do país; eu no centro, perto Amsterdam. Pela graça de Deus, tornamo-nos  seus filhos . Ainda muito jovens, tivemos contato com Sua Palavra e com crentes fora da igreja reformada.

Quando  jovens, passamos uma terrível guerra no tempo de Hitler  (1940-1945). Nós poderíamos contar muitas coisas.

Nestra época sentimos a chamada do Senhor para sua obra. No ano 1951, eu saí da minha casa e fui ao norte do pais, perto de Assen, para ajudar dois irmãos que estavam evangelizando e cuidando de  uma igreja ali. Hilde vivia perto daquele lugar e trabalhava na cidade de Groningen, em um hospital.  Conhecemo-nos na casa destes meus dois amigos. Hilde ajudava nas suas férias essas duas famílias no nascimento dos seus filhos e atendia a obra local.

Foi maravilhosa a mão do Senhor, dirigindo nossos passos, achando e chegando a amar um ao outro, enquanto estavámos ajudando na obra do Senhor.

Os irmãos tinham  o livro do Alexandre Hay, sobre a igreja Neo-Testamentária, e assim tomamos contato com a missão. Esse livro me confirmava o que já estava buscando. Tivemos contato com o srº McDowel na Inglaterra, que era secretário da missão naquele país.

Entre os anos de 1952-1955, fiquei fora do meu país, estando na Suíça numa escola bíblica. Nós nos casamos no dia 13 de agosto de 1953. Antes e depois de casados,  viajei pela Inglaterra e Irlanda do Sul, para obter experiências  na evangelização de  católicos.

Os anos  de 1955-2000

Esse período podemos dividi-los em três vezes de 15 anos!

No ano de 1955 viajamos à Argentina, onde  ficamos até 1970. Primeiro estivemos em Temperley, vivendo atrás da casa do superintendente da missão (na época, era o irmão Alexandre Hay). Ali aprendemos o espanhol e ajudávamos  no escritório da U.M.N.T. Estivemos em dois outros lugares durante esses anos. Depois fomos a Concórdia, para continuar uma obra iniciada. Foi uma luta amarga, um lugar para chorar, vivendo ainda no velho salão de reunião, praticamente sem nada, dormindo por um ano nos bancos do local.

Naquele tempo trabalhamos um pouco, com a família Shepherd que estava  em Concepcion e atendemos a obra em Salto, no Uruguai.

Com muita frustração em Concórdia, fomos viver em Paso de los Libres (fronteira com o Brasil). Passamos 13 anos neste lugar.
Houve tempo de luta  espiritual, mas também tínhamos bênçãos e lindas reuniões com outros obreiros. Naquele tempo, surgiu a obra em Monte Caseros por meio do irmão Juan Rocha. Este se converteu em Libres, onde o batizamos, e se casou com Severina. Também naquela época havia uma obra em La Cruz, que mais tarde desapareceu. Em La Cruz, encontramos nosso filho Esteban, que adotamos como nosso filho legítimo. Como Paso de los Libres fica perto de Uruguaiana, também atendíamos esse lugar.
De Libres fazíamos visitas  a cada ano às igrejas da região de Misiones (Argentina), do Paraguai, e muitas vezes de Rivera, no Uruguai. Foi numa destas viagens à cidade de Rivera que o missionário Cornélio e eu tivemos um terrível acidente. Na época, o irmão Cornélio tinha um automóvel, que  quando atravessava o trilho  parou, e o trem arrastou-mos  por vários metros. Escapei por pouco. No desespero tentei sair, mas era tarde e fui arrastado também. Minha roupa ficou toda rasgada, mas nenhum osso foi quebrado.
Em uma visita ao Paraguai,  tive um ataque de apendicite e fui operado urgentemente por um cirurgião  do exército. Novamente escapei da morte. Fiz várias viagens ao interior do Paraguai.

Em Libres, construímos uma pequena casa atrás do salão, e ali morávamos. Depois foi muito útil para os irmãos e obreiros que ali chegavam.

Ao sair de Libres, inimigos da verdade diziam que a igreja iria desaparecer com a nossa saída. Mas tínhamos agora em mente outro lugar...

Os anos de 1.970 a 1985

No ano de 1970, mudamo-nos para a cidade de Porto Alegre, uma cidade no Sul do Brasil, com 1 milhão de habitantes naquele tempo. Começamos um nova obra naquela cidade. Através de obra pessoal e distribuição de folhetos, várias pessoas aceitaram a Cristo. Alguns permanecem até hoje. Ali também edificamos uma excelente casa e um salão de reunião para a obra do Senhor. Mas também houve lutas espirituais.
Minha esposa Hilde começou uma obra no bairro Morada do Vale, na cidade de Gravataí-RS, a 17 km de nossa residência. Ali foram ganhas irmãs preciosas para Cristo. Até o ano de 1.998, mas por  vários motivos teve que ser fechado.

Em Morada do Vale, Hilde foi ao supermercado, este estava sendo assaltado.  Os assaltante tentaram  levar-lhe a bolsa e ela resistiu. Quando viu o revólver, resolveu entregar a bolsa com todos os documentos. Alguns dias depois, perto de nossa casa, acharam todos os documentos.

Grande parte da cidade de Porto Alegre foi visitada por mim várias vezes, na distribuição de folhetos. Fazíamos distribuição  aos milhares.

Mais 15 anos se passaram.  Foram 30 anos de vida na América Latina. Olhando para trás, o nosso trabalho não foi em vão. Ficaram  irmãos que só poderemos ver nos céus.

O ano de 1985  até os dias atuais

No mês de junho, tivemos que voltar para a Holanda, por causa da saúde de minha esposa e da minha também. O clima estava nos prejudicando, principalmente o verão. O irmão Alexandre nos tinha sugerido que voltando a Holanda  poderíamos manter um testemunho com os princípios neo-testamentários. Voltamos, mas nos sentíamos estranhos em nosso país, porque saímos em período pós guerra. Agora é uma nação desenvolvida e próspera. Neste ano, faz 17 anos que estamos de volta à terra natal. Hoje, tenho 80 anos.

Saindo doente do Brasil, enfrentei a morte novamente. Os médicos pensavam numa grave doença do fígado. Porém depois de uma noite de grande luta em oração, começou um melhora maravilhosa. O médico chegou à conclusão que foi a resposta da oração.

Hoje vivemos em Assen, uma cidade de 60.000 mil habitantes. Viemos morar neste lugar para ajudar uns irmãos a formar uma igreja conforme a Palavra. Hoje somos poucos, por falecimento de alguns e porque  outros foram procurar igrejas com mais “entretenimento”. Somos a única igreja evangélica nessa cidade que se reúne dessa maneira. Desejamos continuar a dar esse testemunho até que Ele venha!

Nos primeiros 10 anos na Holanda,  ministrei  muitos estudos  em várias igrejas e testemunhei do caminho do Novo Testamento, aa salvação, santificação, da vida cristã no funcionamento da igreja local. Mostrava especialmente a necessidade do princípio da cruz em todas as partes do plano divino e o imperativo do poder e da sabedoria do Espírito Santo. Muitos apreciam estes estudos e concordaram que era bíblico, mas não queriam pagar o preço para pôr estas verdades em prática! O movimento é grande e popular com a música e o sistema teatral. Será mais agradável à carne. Jo. 4:23,24,  adoração no espírito não no entendimento.

Desde 1952, temos dado o testemunho da  simplicidade do evangelho em todas suas facetas em muitas partes do mundo. Grandes resultados não temos visto, mas com muita fraqueza e apesar de erros, temos semeado as preciosas verdades divinas.

Deus mesmo irá avaliar esses esforços  na eternidade. Muitas vezes nos sentimos como “uma voz no deserto”. Sabemos  que Sua Palavra não volta vazia.
Muitos dos que ganhamos para Cristo na América Latina estão dando testemunho.

Aqui em Assen temos problema de saúde, tenho que ajudar na arrumação da casa. Atendemos a obra  neste lugar. Domingo temos a Mesa do Senhor, e às quartas-feiras o culto de oração  e estudo bíblico é muitas vezes realizado em nosso lar. A obra de Deus deve ir em frente por todo o mundo, porque temos a promessa de Mt. 16:18 “... e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”

Um forte abraço a todos os irmãos.