O CULTO DOMÉSTICO

Partilhar no Chuza!Partilhar no DoMelhorPartilhar no La TafaneraPartilhar no ZabalduPartilhar no AupatuPartilhar no MenéamePartilhar no TuentiPartilhar no Buzz it!Partilhar no Digg it!Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no Cabozo

“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te”. Dt. 11:18,19

Nestes dias de tanto corre-corre convém que paremos e reflitamos sobre o privilégio e a responsabilidade de fazer o culto doméstico. É responsabilidade, em primeiro lugar dos pais alimentarem seus filhos com a Palavra de Deus. Não devemos delegar para a igreja ou para os professores da escola dominical essa responsabilidade. Estes têm apenas um encontro semanal com as crianças de, no máximo, 1 hora. Fisicamente falando, é impossível manter alguém alimentado dando apenas uma refeição semanal. Se para alimentar o corpo isso não é suficiente, pensem no quanto este procedimento afeta a vida espiritual das crianças. Pais esforcem-se para ter este encontro diário com seus filhos, desperte neles o amor pela Palavra de Deus e pela sua obra. Ensinem-lhes pelo exemplo, a levarem a sério os ensinamentos da Palavra de Deus, a praticá-los. Não os ensinem a serem “religiosos”, pegando a Bíblia apenas para irem ao culto.

 

 

      Ao fazer o culto doméstico nós não só as alimentamos como as ensinamos a orar, a estarem quietas ouvindo, a terem reverência diante da Palavra. Aprendem a ouvir com atenção e ao serem questionadas sobre o que ouviram, aprenderão a interpretar e a verbalizar o ensino. Isto lhes será útil não só na vida espiritual, como também nos estudos seculares, onde com certeza se destacarão. Temos constatado que as crianças criadas desta maneira, normalmente não têm problemas de aprendizado e nem de disciplina na escola secular. Porém, quando estes ocorrem é mais fácil solucionar e fazê-las entender que este procedimento não agrada a Deus. Quando não estão acostumadas a obedecer em casa, a estarem quietas por algum tempo, levarão este comportamento para a escola dominical e para a escola secular trazendo problemas aos seus professores. Então os professores exclamam: “Esta criança é impossível, ela não para, não atende”. Será que realmente o problema é a criança? Se ele (a) não é ensinado (a) e corrigido (a) em casa como agirá de maneira diferente? Temos observado pais dizerem assim: “Não adianta ele (a) não obedece”; “Ele (a) só faz o que quer, não consigo controlá-lo (a)”. E sabem a qual a idade dessa criança? Três, quatro, cinco anos!!! Imaginem quando entrarem na adolescência, como agirão com seus pais?

 

     Queridos pais a hora de despertamos é AGORA, enquanto são pequenos, enquanto estão sob nossa responsabilidade. Não pensem que é cedo, que a criança ainda não entende. Esse é um engano satânico. A Bíblia diz: “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela”. Pv. 22:15

     Ela é um ser inteligente, criado por Deus. Ela não te pertence, pertence ao Senhor, é herança dele. “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão”. Sl. 127:3. O nosso Deus nos dá o privilégio e a benção de cuidar da Sua herança aqui na terra. Ele vai requerer de nós a Sua herança e o que iremos responder? Que estávamos muito ocupados no trabalho secular para que eles tivessem o alimento material? Que estávamos tão cansados que só lhes dávamos as sobras do nosso tempo? Que eles tinham tudo: roupas, alimento, boa escola secular, televisão, computador, lazer, esportes, empregada doméstica, babá eficiente, etc, etc. Que priorizamos mais os valores terrenos do que o que é eterno?

 

Queridos pais, empenhem-se em separar um tempo de qualidade com os seus filhos. O que isto quer dizer? Gaste ao menos 10, 15, 20 minutos, dependendo da idade da criança, para conversar com eles sobre o nosso grande Deus e também para ensiná-los a conversar com Deus através da oração. Faça com que eles sintam essa “fome espiritual” tornando Deus real e presente em suas vidas. Estimule-os a verem as belezas da natureza e a agradecerem por elas quando estiver em um parque, passeio, praia, piscina, enfim em qualquer lugar. Lembrem-se da exortação de Dt. 11:19

 

Concluindo, por que fazer o culto doméstico? Porque é o alimento puro e ideal para crianças e adultos. Toda a família será abençoada obedecendo ao ensino do Senhor.

 

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede”. Jo 6: 32-35.

      

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar